15.9.08

Leituras do TerrorCon

Um apanhado de mini-resenhas de contos publicados aqui por Fernando S. Trevisan

Mais um homem que nunca existiu
Por Ludimila Hashi
milahashi.livejournal.com

Contra a cobiça e destruição que a Amazônia enfrenta, um grupo resolve agir para proteger e restaurar a floresta - no futuro! Primeiro conto da Ludi no "multiverso" da Intempol, a história/personagens são pouco desenvolvidos - a própria Ludimila diz, no espaço de comentários após o conto, que tem mais facilidade para "delinear" histórias do que realmente desenvolvê-las - mas é um início promissor. Muita coisa pode ser desenvolvida ali e a Ludi diz que ainda dará atenção a isso. Fico na expectativa.

Uma nota: ainda preciso ler os Terroristas da Conspiração (com certeza, haverá resenhas mais abaixo neste mesmo "Leituras Web") para sacar algumas conexões - quem nunca acompanhou a comunidade de FC do Orkut também vai perder algo - mas a história vive por si mesma.

A Teoria na Prática
Por Romeu Martins
terrorcon.blogspot.com

O Romeu é mais conhecido on-line - ao menos por mim - pelas resenhas e entrevistas que fez no Projeto Ponto de Convergência (aqui e/ou aqui) e pela participação insana na comunidade de FC do Orkut.

Mas o "terrorcon" é um blog de contos e o texto de abertura é este excelente "A Teoria na Prática". Bastante atual e aterrorizante, situado inacreditavelmente em Santa Catarina, o texto apresenta um obscuro grupo - os "Terroristas da Conspiração" - que usam e abusam da famosa "sabedoria do povo" para atingir objetivos aparentemente escusos. Excelente texto, espero ver continuação e/ou outros desenvolvimentos nesse cenário em breve!

Apagão no Tempo
Por Romeu Martins
terrorcon.blogspot.com

Entrando de cabeça no "multiverso" da Intempol, Romeu assume a vocação FC (Ficção Científica) de seu blog e entrelaça o universo dos Terroristas da Conspiração com o da Intempol. Excelente texto, fluência e idéia; muito divertido. Correndo para ler os textos restantes no "Terroristas"...

O Herói
Por Rafael "Lupo" Monteiro
terrorcon.blogspot.com

Os Terroristas da Conspiração atacam novamente! Um conto rápido, divertido e inteligente do "Lupo", ampliando o cenário criado originalmente pelo Romeu. Ótima leitura!

Another Day
Por Horacio Corral
terrorcon.blogspot.com

Novamente o cenário em que os "Terroristas da Conspiração" vive é ampliado, desta vez pelo Horacio, argentino radicado no Brasil e que eu conheço "virtualmente" por ter organizado as mesas-redondas sobre FC e Fantasia na Livraria Cultura, onde ele trabalha.

O conto começa um pouco devagar e eu tive medo de que, eventualmente, este pudesse ser uma queda no nível do Terroristas - porém, longe disso. O começo devagar tem um por quê e vale a pena ler para chegar até ele. Um conto de reflexão, surpresa e inteligência, ótimo!

E Atenção: Notícia Urgente
Por Romeu Martins
terrorcon.blogspot.com

Os terroristas da conspiração atacam novamente! Em um conto excelente, cheio de referências e de pistas falsas, o Romeu mostra que seus terroristas estão mais infiltrados - e são ainda mais insidiosos - do que se imaginava. Muito bom!

Romeu Martins, por sua vez, voltou a atacar no Overmundo com "Ficção Científica Semestral", uma resenha da elogiada revista Portal Solaris - que não tem representação on-line e nem venda, apenas distribuição selecionada. Aliás, o Fábio Fernandes também resenhou a revista, no "diplo" - eu disse que ele é onipresente, não disse?

Ave, Lúcifer - Mutantes (ou A Diabólica Comédia)
Por Romeu Martins
letraevideo.wordpress.com (ou nos terroristas da conspiração); análise sobre o conto e uma nova visão do conto, "Diabólica Perséfone", por Ludimila Hashi

Revolta, traição, guerra e muito simbolismo. O Romeu escreveu um conto fantástico (em ambos sentidos, de gênero e de qualidade) que mereceu uma análise excelente da Ludimila. A bem-vinda e instigante adição feita pela Ludi em "Diabólica Perséfone" traz a sensibilidade feminina para a versão alternativa do conto. Vale conferir o conjunto.

O Segredo - Uma missão de espionagem industrial
Por Jessie Spiner

Existem algumas coisas que aguçam a imaginação e o medo de conspirações nas pessoas; o que há biblioteca do Vaticano? O que esconde a Área 51? E... qual o segredo da coca-cola? Neste conto curioso, os heróis vão atrás de um dos segredos mais bem guardados do mundo moderno...

Plano Infalível - Quase uma ficção alternativa
Por Romeu Martins (assistência técnica de Ludimila Hashi)

Excelente e divertido conto, que poderia figurar facilmente em um "Terroristas da Corrupção". Desde o título até o conteúdo extremamente bem pensado, as referências pipocam e, ao menos pra mim, foi chocante ir entendendo de onde veio - e para onde ia - a história.

A menina e o palhaço - Uma paranóia de infância
Por Clinton Davisson

O Clinton prova que, além de sua excelente veia cômica, pode ser um escritor aterrorizante... ótimo!

Outros segredos - A metacontiuação do conto "O segredo"
Por Leonardo Siviotti

Evitando soltar um palavrão dos cabeludos aqui (embora tenha soltado um em meu comentário lá no blog), este é um dos melhores contos do "Terroristas". Descobrir um segredo não é nada, revelá-lo é que pode trazer conseqüências funestas... o protagonista (!) que o diga!

Filho de deputado morre sob encomenda - Cobertura jornalística de um crime político na cidade de Big Field
Por R. R. Londero

Um estagiário atrás de seu maior furo; o assassinato do filho de um dos líderes políticos; uma corrida louca - de ônibus - para falar com velhos que jogam dominó, camelôs e travestis. Esses são os elementos do curioso conto de um "universo" interessantíssimo que o Londero inventou - vale ler os comentários para ter chaves de interpretação/inspiração do conto.

A revolução dos bichos - Um novo tour pelas ruas de Big Field
Por R. R. Londero

Mais uma incursão no território de "Big Field", onde "agroboys", gangues de índios motociclistas e novos-ricos entediados formam um bizarro cenário social.

Eu mesmo - Um thriller psicológico e especulativo
Por Maria Helena Bandeira (inclusive as ilustrações)

Excelente republicação de um conto da saudosa Isaac Asimov Magazine - que eu, infelizmente, era novo demais para acompanhar. Ficção científica e psicológica de qualidade, com uma ilustração ótima e apropriadíssima da própria autora.

Correndo nas sombras - Uma saída feminina para uma cybercaçada
Por Ana Cristina Rodrigues

Homenagem da Ana ao sistema de RPG/video-game ShadowRun, este excelente "Correndo nas Sombras" apresenta uma personagem e situação clássicas - a menina mimada fugindo para a vida de aventuras longe da proteção paterna, o cara bonito contratado para capturá-la e devolvê-la ao pai - mas passa longe do lugar-comum.

Em camadas - Uma experiência sinestésica
Por Fábio Fernandes

Eu não digo que o Fábio é onipresente? Agora temos uma excelente participação no "Terroristas", republicação de um conto de seu livro "Interface com o Vampiro", onde o mundo em que o protagonista vive inesperadamente muda de forma surreal, "kdickiana".

O homem atômico - Uma lenda urbana paulista
Por Cristina Lasaitis

Eu sou fã confesso da moça desde que li este conto no "Visões de São Paulo". O Homem Atômico é uma fábula inteligente sobre lendas urbanas, descaso com a ciência e inexistente auto-estima do brasileiro. Mas é também uma bela demonstração de como a ciência pode maravilhar e destruir ao mesmo tempo.

O espelho do rei - Uma trama niilista
Por Maria Helena Bandeira (projeto visual incluso)

Maria Helena apresenta uma fábula futurista de um príncipe - futuro rei - que atravessa universos, conhece os mais diversos seres e viaja no tempo para descobrir, enfim, o sentido da vida. Inteligente e instigante, ainda que um pouco melancólica.

Vingança - Uma amostra do que os Terroristas fazem com quem falha com eles
Por Romeu Martins

Um novo conto no universo original dos "Terroristas da Conspiração", um inventor enfrenta sua esposa e um perigo ainda maior - sem nem desconfiar. Um conto que mostra como os "Terroristas" agem e as conseqüências de dizer "não"... ou mesmo "sim", para eles.

Franco-atirador - Reflexões edipianas de um fuzileiro
Por Tibor Moricz

Mais um excelente conto do Tibor, tocando - como é especialidade dele - em um tema polêmico, neste caso, a relação sempre conflituosa entre mãe e filho. Durante a guerra, um atirador de elite - um sniper - observa sua próxima vítima se aproximar e reflete sobre a infância e sua família.

Folha Imperial - O que aconteceria se a conspiração republicana tivesse falhado?
Por Ataide Tartari

Uma fantástica viagem por um Brasil imperial em muito diferente dessa nossa república confusa... mas ainda com todo o "jeitinho brasileiro".

O homem bomba - Um atentado espacial
Por Ana Cristina Rodrigues (arte de Estevão Ribeiro)

Excelente conto da Ana que, se não me engano, já havia aparecido no antigo Portal do CLFC. Uma cientista que trabalha com soja transgênica depara-se com um homem que afirma ter uma bomba, pronta para explodir as plantações de soja. Mal sabe ela que os terroristas tem outros planos...

Para Nunca Mais Ter Medo - A história do homem que matou a morte
Por Fábio Fernandes

Um conto clássico - e excelente - do Fábio "o onipresente" Fernandes, que foi publicado originalmente na (hoje famigerada) Dragão Brasil, está disponível no Overmundo e é sempre uma ótima leitura.

O Santo da Maldade em prol do Dragão Guerreiro - Uma biografia não-autorizada do cinema nacional

Por Alexandre Lancaster
terrorcon.blogspot.com

Por alguma falha entre os fechar-e-abrir do Firefox com mais de 50 abas abertas, o texto do Lancaster se perdeu e eu não "mini-resenhei" ele no "Leituras Web" anterior. Uma intrigante versão da história do cinema nacional é desenhada neste conto, acusando a esquerda ingênua de se deixar levar por propósitos que iam contra a arte, sufocando-a sob o discurso político. O conto perde um pouco por ser "panfletário" demais, mas a polêmica é ótima e é inegável que grupos que desejam abolir determinadas formas de expressão artística, sejam quais forem, mais prejudicam do que ajudam qualquer projeto cultural - seja de um povo, nação ou mesmo mídia. Excelente e instigante contribuição do Lancaster aos Terroristas da Conspiração!

Nenhum comentário:

Ibope