23.9.08
Fatalidade
Uma comédia de humor negro por Cristina Lasaitis
O carrilhão deu seis horas da tarde. O encosto da poltrona rangia contra a carcaça do velho Dr. Aristeu Salgado.
– Como assim, Dona Maria?
– Ela me persegue, doutor!
– Quem a persegue?
– Aquela facínora! – A velhinha tinha o vocabulário da novela na ponta da língua. – Aquela que todo mundo têm medo: a moça da foice!
– A “morte”, a senhora quis dizer?
– Essa mesma, doutor!
Era um caso muito curioso. O Dr. Aristeu viu-se subitamente remetido aos seus remotos tempos de Juqueri, quando tinha sob sua responsabilidade toda uma enfermaria de pobres diabos psicóticos. Quantos delírios de perseguição! Os desditados fugiam de Deus e do demônio, do papa e de Elvis Presley, do presidente e da polícia, das vozes e das sombras… Mas alguém perseguido pela morte em pessoa? Essa era novidade!
– Quantos anos a senhora tem, Dona Maria?
– 81, Doutor.
– 81… – Repetiu ele.
O psiquiatra, dois anos mais velho que a paciente, levantou sua múmia da poltrona e foi buscar alguma coisa numa estante arruinada pelos cupins. Os malditos siriris começavam a invadir a cidade àquela hora, e o velho médico foi obrigado a trancar as labaredas de calor do lado de fora do consultório. As tesourinhas e as traças assustaram com o estalo seco da janela e fugiram pela fresta da porta. A sala não tinha ar condicionado, e no ambiente abafado o carpete fedia, fermentando a sujeira acumulada de muitas décadas.
O psiquiatra pegou uma caixinha e voltou para se sentar à mesa.
– Este era um paciente meu. Dona Maria, Zé Miolo. Zé Miolo, Dona Maria. – Ele os apresentou.Era um cérebro em conserva numa caixinha de acrílico com formol, cinzento e feio como uma uva passa mofada; no hemisfério esquerdo, um rombo do tamanho de uma laranja indicava a causa provável da morte.
– Se eu não me engano, o Zé Miolo tinha seus 44 anos quando esta tragédia lhe aconteceu. Praticamente um menino. – Lamentou ele. – Ele viveu alguns meses como um vegetal, hoje é um peso de papel muito bom. Pobre rapaz!
A velhinha apertou a risquinha vermelha que ela tinha por lábios. Que importava a morte do Zé Miolo?
– O que eu quero dizer, Dona Maria, é que na sua idade a senhora já devia saber que também vai morrer. – Ele profetizou com toda a delicadeza que não tinha. – A morte é um privilégio de todos! Diga, o que a senhora acha que tem de tão especial?
Os olhos da velhinha viraram olhões por trás das rodelinhas das lentes bifocais.
– Está desdenhando de mim, doutor! O senhor não está entendendo nada! Pois eu vou lhe contar o que eu tenho passado esses anos todos, tim tim por tim tim!
O Dr. Aristeu se acomodou. Alguma coisa estalou, talvez a poltrona, talvez o esqueleto.
– A primeira coisa que eu me lembro aconteceu quando eu era menina, na década de 30. Foi numa tarde cinzenta com cheiro de tempestade. Quando o aguaceiro desmoronou, minha mãe correu para cobrir os espelhos, meu pai correu para fechar as janelas, e eu escapuli pela lavanderia para buscar a boneca que tinha esquecido no quintal. Lembro que de ter ouvido a porta batendo, papai correndo atrás de mim com a cinta na mão, um estrondo do tamanho do mundo, um clarão, uma explosão, fogo e cheiro de queimado. Quando eu me virei para dar uma olhadela, papai tinha virado churrasquinho! O raio o levou.
– Foi um trauma para a senhora, eu imagino.
– Mas foi só o começo! Alguns anos depois, em 1938, foi a minha irmã Zulmira. Naquela época nós morávamos na Mooca, e mamãe sempre nos levava nas matinês do Cine Oberdan, aquele do Brás. Eu era bem nova, tinha 12 anos, e – o senhor sabe – naquela época as pessoas iam ao cinema de terno e gravata, as mulheres iam de chapéu, luva, bolsa… Eu lembro que nós entramos no cinema, sentamos, o filme começou, mas eu não consegui assistir, doutor. Eu não podia assistir porque a mulher que estava sentada na minha frente usava um chapéu deste tamanho! – Ela sacudiu um metro de vazio com as mãozinhas encarquilhadas. – E eu fiquei com raiva e comecei a desfolhar as flores do chapéu dela. Foi quando mamãe me deu um beliscão, gritando: “Pára, Maria! Você é fogo, menina!” Aí o senhor já viu! Alguém assustou e começou a gritar: “fogo!” E deu naquela correria toda, as pessoas sendo pisoteadas… Um horror! Trinta crianças morreram esmagadas como baratas. Trinta e mais minha irmã Zulmira.
O psiquiatra ficou olhando para ela em silêncio, as duas taturanas grisalhas estremecendo no limiar da testa.
– Bom, e o senhor vai me perguntar: o quê vem depois? Depois eu virei moça, comecei a trabalhar, juntei dinheiro para comprar nossa primeira televisão no Mappin, em vinte e quatro prestações – a mesma TV que matou mamãe alguns anos depois, quando caiu da estante. E eu me casei, doutor. Casei com o meu finado marido em 1950, na Igreja de São Paulo Apóstolo, no Belenzinho. No fim da cerimônia, minha sogra tropeçou na cauda do meu vestido e saiu rolando escadaria abaixo. Na semana seguinte, estávamos todos lá na Igreja de novo, para a missa de sétimo dia da dita cuja. Depois disso não aconteceu nada realmente catastrófico, nada que eu me lembre. Eu tive dois filhos e trabalhei como secretária por muitos anos. E nesses anos as tragédias foram só pequenas tragédias: alguém que morria atropelado logo atrás de mim, alguma pedra que caía da construção e acertava a cabeça de alguém andando ao lado, um carro que batia no poste pelo qual eu acabava de passar; coisas assim…
– E então vieram grandes tragédias?
– Pois é doutor! Eu quero mostrar ao senhor a minha carteira de trabalho.
E ela tirou da sua bolsinha preta com fecho de bolinhas uma carteira azul carcomida pelas traças. O Dr. Aristeu deixou os óculos escorrerem até a ponta do nariz para analisar as folhas amareladas com seus olhinhos opacos de catarata.
– Secretária das Casas Pirani até 1972.
– Avenida São João com a Rua Pedro Américo. – Confirmou a velhinha, sorridente.O nome do prédio estava na ponta da língua, mas o psiquiatra sofria para encontrá-lo em seus arquivos mnemônicos de 83 anos.
– Edifício Andraus. Eu estava lá quando começou o incêndio, doutor. Mas não é tudo, vire a página.
Ele virou.
– E depois trabalhou em um escritório na… na Rua Santo Antônio!
– Edifício Joelma.
As taturanas arquearam em espanto.
– A senhora tem uma biografia notável, Dona Maria!
Ela assentiu com um riso triste.
– Eu não sei que coincidências são essas, doutor, mas é tragédia demais perto de uma pessoa só. Foram dezesseis mortos no Andraus, quase duzentos no Joelma! Eu vi tudo acontecendo muito de perto, e algo me diz que a primeira fagulha, de um jeito ou de outro, partiu de mim. Eu fumava naquela época.
– A senhora se sente culpada?
Uma lágrima intrometida saiu rolando sem pedir licença.
– Ah, doutor… No começo eu achava que o problema era meu, mas chega a ser tão absurdo que hoje eu me sinto a maior vítima de todo esse azar.
Ela limpou a lágrima, fungou, suspirou, assoou o nariz e prosseguiu:
– Depois disso eu resolvi me aposentar, me afastei de tudo: da igreja, das festas da vizinhança, das reuniões de família, deixei de ir ao supermercado, deixei de ir à feira, deixei de sair… Eu me sepultei em casa. Fui uma morta-viva por anos e anos! Mas ela vinha atrás de mim, doutor! Aquela salafrária estava sempre me rondando! Eu não precisava sair de casa para a desgraça acontecer: era a panela de pressão que caía em cima do cachorro, era a vizinha que tropeçava e batia a cabeça no meu portão, uma criança que despencava da árvore e se estatelava na minha calçada, um carro que batia bem em frente à minha casa… Por anos e anos! Até que eu cheguei à conclusão de que não adiantava eu me trancar, ela viria atrás de mim onde eu estivesse.
Zé Miolo e o Dr. Aristeu estavam absorvidos na narrativa. Tanto que o psiquiatra nem se deu conta quando um siriri caiu e ficou grudado no suor de sua careca.
– Até que a vida me deu netos, doutor! E os netos, os netos nos obrigam a viver!
Dona Maria buscou na bolsinha as fotos das crianças e deixou-as orgulhosamente em cima da mesa para que o médico as visse.
– Depois que os meus netos nasceram, eu passei a sair mais do meu esconderijo e ir à casa da minha filha em Osasco para ver as crianças. E o senhor sabe como são essas crianças da cidade, elas querem ir passear no shopping! Pois bem, um dia nós fomos ao shopping na hora do almoço. Pra quê? Aquele estrondo, aquela correria, o susto, o teto caindo… – Ela fez o sinal da cruz. – Acho que o senhor já sabe do que eu estou falando, não é?
– A senhora não vai me dizer que também estava lá!
– Pois é, doutor! Nessa foram mais de 40 pessoas, meu Deus! As crianças ficaram terrivelmente assustadas, mas estão bem, estão bem. Minha filha não entendeu porque eu nunca mais fui visitá-la. Ela deve ter ficado triste de ver a mãe fugindo das visitas de família. Eu só não queria que nada ruim acontecesse aos meus netos.
Zé Miolo deixou escapar uma bolhinha de piedade por ela.
– Mas as coisas pioraram muito depois disso, doutor! Um dia, poucos meses depois do acidente com o shopping, eu me aventurei a sair de casa para ir comprar pão na padaria da esquina. Enquanto eu comprava os meus pãezinhos, ouvi um estrondo horrível! Um estrondo que até me lembrou o raio que matou papai. E quando eu voltei pra casa, eu não tinha mais casa, o sobradinho no Jabaquara em que eu morei durante 45 anos da minha vida não existia mais! Um avião caiu bem em cima dele e matou o meu Alonso e outras cem pessoas!
Nesse ponto ela parou. Uma romaria de lágrimas cedeu sob o nome do marido. O Dr. Aristeu estava compungido, tão penalizado que sentiu amolecer aquela coisinha palpitante ligada ao marca-passo. Inadvertidamente, o doutor rabugento revelou-se um velhinho babão, e esboçou um gesto inédito nos seus 60 anos de psiquiatria: segurou a mão da paciente! Dona Maria se emocionou com a gentileza e sorriu para o médico, tímida.
– Eu fui vivendo, como o senhor vê. Todas essas tragédias passaram por mim como uma tempestade, levando centenas de pessoas embora, sem me deixar um único arranhão! Às vezes eu acho que essa malfeitora da foice gosta de brincar comigo, doutor. Eu arrumei outra casinha, bem pequenininha, e nela eu me escondo do mundo tentando evitar outros estragos. A gente chega numa idade que ninguém mais liga pra gente; a família esquece, a sociedade ignora, a gente fica invisível e nem o atendente do INSS enxerga. Eu tinha esperanças de que aquela destrambelhada fosse me esquecer também, mas parece que ela não quer deixar essa velha em paz! Há algumas semanas atrás minha filha foi me levar para fazer uns exames lá na zona oeste. Da janela da clínica nós vimos as ambulâncias chegando, os bombeiros, a polícia, a multidão… Uma cratera gigante apareceu no lugar onde eu tinha passado quinze minutos antes e tragou as pessoas que andavam na rua! Foi triste, doutor.
A velhinha estava cabisbaixa, sua mãozinha encrespada apertando a mão fria do médico. Zé Miolo apreciava a cena, comovido.
– Por isso eu me chamo Maria das Cruzes, e vou carregando a cruz até que a cruz me carregue. Eu não entendo que sorte é essa que a vida me deu, mas com certeza não é sorte alguma, é um tremendo de um azar, uma maldição! Eu sei que aquela desgraçada vai me pegar um dia, eu não tenho delírios de imortalidade como o senhor pensou. Eu estou bem lúcida! Ela vai me pegar e eu até torço para que seja logo, porque dói muito no coração ver essas catástrofes acontecendo debaixo do meu nariz, ver as pessoas sofrendo, e saber que é essa minha sorte infeliz desgraçando tudo! Nesses 81 anos eu nunca contei minha história a ninguém, nem ao padre da paróquia, só ao senhor, doutor. Eu sei que estou no fim, sei que não vou muito longe, mas até que a maledeta me encontre ela vai continuar aprontando das suas! Por isso, enquanto o Alzheimer não vem, tudo o que eu queria do senhor é um remedinho que me ajudasse a esquecer. É estranho, quando a gente fica velho tem medo de perder a memória, ficar gagá, e essa velha vem aqui pedir justamente pra ficar desmemoriada! Mas entenda que eu só quero um pouquinho de sossego no fim da vida. Então, se o senhor puder, por obséquio, me receitar um remedinho pra dormir em paz, doutor… doutor?…….. doutor?……………………………..
Este texto foi originalmente publicado no site Novas Visões de São Paulo.
O carrilhão deu seis horas da tarde. O encosto da poltrona rangia contra a carcaça do velho Dr. Aristeu Salgado.
– Como assim, Dona Maria?
– Ela me persegue, doutor!
– Quem a persegue?
– Aquela facínora! – A velhinha tinha o vocabulário da novela na ponta da língua. – Aquela que todo mundo têm medo: a moça da foice!
– A “morte”, a senhora quis dizer?
– Essa mesma, doutor!
Era um caso muito curioso. O Dr. Aristeu viu-se subitamente remetido aos seus remotos tempos de Juqueri, quando tinha sob sua responsabilidade toda uma enfermaria de pobres diabos psicóticos. Quantos delírios de perseguição! Os desditados fugiam de Deus e do demônio, do papa e de Elvis Presley, do presidente e da polícia, das vozes e das sombras… Mas alguém perseguido pela morte em pessoa? Essa era novidade!
– Quantos anos a senhora tem, Dona Maria?
– 81, Doutor.
– 81… – Repetiu ele.
O psiquiatra, dois anos mais velho que a paciente, levantou sua múmia da poltrona e foi buscar alguma coisa numa estante arruinada pelos cupins. Os malditos siriris começavam a invadir a cidade àquela hora, e o velho médico foi obrigado a trancar as labaredas de calor do lado de fora do consultório. As tesourinhas e as traças assustaram com o estalo seco da janela e fugiram pela fresta da porta. A sala não tinha ar condicionado, e no ambiente abafado o carpete fedia, fermentando a sujeira acumulada de muitas décadas.
O psiquiatra pegou uma caixinha e voltou para se sentar à mesa.
– Este era um paciente meu. Dona Maria, Zé Miolo. Zé Miolo, Dona Maria. – Ele os apresentou.Era um cérebro em conserva numa caixinha de acrílico com formol, cinzento e feio como uma uva passa mofada; no hemisfério esquerdo, um rombo do tamanho de uma laranja indicava a causa provável da morte.
– Se eu não me engano, o Zé Miolo tinha seus 44 anos quando esta tragédia lhe aconteceu. Praticamente um menino. – Lamentou ele. – Ele viveu alguns meses como um vegetal, hoje é um peso de papel muito bom. Pobre rapaz!
A velhinha apertou a risquinha vermelha que ela tinha por lábios. Que importava a morte do Zé Miolo?
– O que eu quero dizer, Dona Maria, é que na sua idade a senhora já devia saber que também vai morrer. – Ele profetizou com toda a delicadeza que não tinha. – A morte é um privilégio de todos! Diga, o que a senhora acha que tem de tão especial?
Os olhos da velhinha viraram olhões por trás das rodelinhas das lentes bifocais.
– Está desdenhando de mim, doutor! O senhor não está entendendo nada! Pois eu vou lhe contar o que eu tenho passado esses anos todos, tim tim por tim tim!
O Dr. Aristeu se acomodou. Alguma coisa estalou, talvez a poltrona, talvez o esqueleto.
– A primeira coisa que eu me lembro aconteceu quando eu era menina, na década de 30. Foi numa tarde cinzenta com cheiro de tempestade. Quando o aguaceiro desmoronou, minha mãe correu para cobrir os espelhos, meu pai correu para fechar as janelas, e eu escapuli pela lavanderia para buscar a boneca que tinha esquecido no quintal. Lembro que de ter ouvido a porta batendo, papai correndo atrás de mim com a cinta na mão, um estrondo do tamanho do mundo, um clarão, uma explosão, fogo e cheiro de queimado. Quando eu me virei para dar uma olhadela, papai tinha virado churrasquinho! O raio o levou.
– Foi um trauma para a senhora, eu imagino.
– Mas foi só o começo! Alguns anos depois, em 1938, foi a minha irmã Zulmira. Naquela época nós morávamos na Mooca, e mamãe sempre nos levava nas matinês do Cine Oberdan, aquele do Brás. Eu era bem nova, tinha 12 anos, e – o senhor sabe – naquela época as pessoas iam ao cinema de terno e gravata, as mulheres iam de chapéu, luva, bolsa… Eu lembro que nós entramos no cinema, sentamos, o filme começou, mas eu não consegui assistir, doutor. Eu não podia assistir porque a mulher que estava sentada na minha frente usava um chapéu deste tamanho! – Ela sacudiu um metro de vazio com as mãozinhas encarquilhadas. – E eu fiquei com raiva e comecei a desfolhar as flores do chapéu dela. Foi quando mamãe me deu um beliscão, gritando: “Pára, Maria! Você é fogo, menina!” Aí o senhor já viu! Alguém assustou e começou a gritar: “fogo!” E deu naquela correria toda, as pessoas sendo pisoteadas… Um horror! Trinta crianças morreram esmagadas como baratas. Trinta e mais minha irmã Zulmira.
O psiquiatra ficou olhando para ela em silêncio, as duas taturanas grisalhas estremecendo no limiar da testa.
– Bom, e o senhor vai me perguntar: o quê vem depois? Depois eu virei moça, comecei a trabalhar, juntei dinheiro para comprar nossa primeira televisão no Mappin, em vinte e quatro prestações – a mesma TV que matou mamãe alguns anos depois, quando caiu da estante. E eu me casei, doutor. Casei com o meu finado marido em 1950, na Igreja de São Paulo Apóstolo, no Belenzinho. No fim da cerimônia, minha sogra tropeçou na cauda do meu vestido e saiu rolando escadaria abaixo. Na semana seguinte, estávamos todos lá na Igreja de novo, para a missa de sétimo dia da dita cuja. Depois disso não aconteceu nada realmente catastrófico, nada que eu me lembre. Eu tive dois filhos e trabalhei como secretária por muitos anos. E nesses anos as tragédias foram só pequenas tragédias: alguém que morria atropelado logo atrás de mim, alguma pedra que caía da construção e acertava a cabeça de alguém andando ao lado, um carro que batia no poste pelo qual eu acabava de passar; coisas assim…
– E então vieram grandes tragédias?
– Pois é doutor! Eu quero mostrar ao senhor a minha carteira de trabalho.
E ela tirou da sua bolsinha preta com fecho de bolinhas uma carteira azul carcomida pelas traças. O Dr. Aristeu deixou os óculos escorrerem até a ponta do nariz para analisar as folhas amareladas com seus olhinhos opacos de catarata.
– Secretária das Casas Pirani até 1972.
– Avenida São João com a Rua Pedro Américo. – Confirmou a velhinha, sorridente.O nome do prédio estava na ponta da língua, mas o psiquiatra sofria para encontrá-lo em seus arquivos mnemônicos de 83 anos.
– Edifício Andraus. Eu estava lá quando começou o incêndio, doutor. Mas não é tudo, vire a página.
Ele virou.
– E depois trabalhou em um escritório na… na Rua Santo Antônio!
– Edifício Joelma.
As taturanas arquearam em espanto.
– A senhora tem uma biografia notável, Dona Maria!
Ela assentiu com um riso triste.
– Eu não sei que coincidências são essas, doutor, mas é tragédia demais perto de uma pessoa só. Foram dezesseis mortos no Andraus, quase duzentos no Joelma! Eu vi tudo acontecendo muito de perto, e algo me diz que a primeira fagulha, de um jeito ou de outro, partiu de mim. Eu fumava naquela época.
– A senhora se sente culpada?
Uma lágrima intrometida saiu rolando sem pedir licença.
– Ah, doutor… No começo eu achava que o problema era meu, mas chega a ser tão absurdo que hoje eu me sinto a maior vítima de todo esse azar.
Ela limpou a lágrima, fungou, suspirou, assoou o nariz e prosseguiu:
– Depois disso eu resolvi me aposentar, me afastei de tudo: da igreja, das festas da vizinhança, das reuniões de família, deixei de ir ao supermercado, deixei de ir à feira, deixei de sair… Eu me sepultei em casa. Fui uma morta-viva por anos e anos! Mas ela vinha atrás de mim, doutor! Aquela salafrária estava sempre me rondando! Eu não precisava sair de casa para a desgraça acontecer: era a panela de pressão que caía em cima do cachorro, era a vizinha que tropeçava e batia a cabeça no meu portão, uma criança que despencava da árvore e se estatelava na minha calçada, um carro que batia bem em frente à minha casa… Por anos e anos! Até que eu cheguei à conclusão de que não adiantava eu me trancar, ela viria atrás de mim onde eu estivesse.
Zé Miolo e o Dr. Aristeu estavam absorvidos na narrativa. Tanto que o psiquiatra nem se deu conta quando um siriri caiu e ficou grudado no suor de sua careca.
– Até que a vida me deu netos, doutor! E os netos, os netos nos obrigam a viver!
Dona Maria buscou na bolsinha as fotos das crianças e deixou-as orgulhosamente em cima da mesa para que o médico as visse.
– Depois que os meus netos nasceram, eu passei a sair mais do meu esconderijo e ir à casa da minha filha em Osasco para ver as crianças. E o senhor sabe como são essas crianças da cidade, elas querem ir passear no shopping! Pois bem, um dia nós fomos ao shopping na hora do almoço. Pra quê? Aquele estrondo, aquela correria, o susto, o teto caindo… – Ela fez o sinal da cruz. – Acho que o senhor já sabe do que eu estou falando, não é?
– A senhora não vai me dizer que também estava lá!
– Pois é, doutor! Nessa foram mais de 40 pessoas, meu Deus! As crianças ficaram terrivelmente assustadas, mas estão bem, estão bem. Minha filha não entendeu porque eu nunca mais fui visitá-la. Ela deve ter ficado triste de ver a mãe fugindo das visitas de família. Eu só não queria que nada ruim acontecesse aos meus netos.
Zé Miolo deixou escapar uma bolhinha de piedade por ela.
– Mas as coisas pioraram muito depois disso, doutor! Um dia, poucos meses depois do acidente com o shopping, eu me aventurei a sair de casa para ir comprar pão na padaria da esquina. Enquanto eu comprava os meus pãezinhos, ouvi um estrondo horrível! Um estrondo que até me lembrou o raio que matou papai. E quando eu voltei pra casa, eu não tinha mais casa, o sobradinho no Jabaquara em que eu morei durante 45 anos da minha vida não existia mais! Um avião caiu bem em cima dele e matou o meu Alonso e outras cem pessoas!
Nesse ponto ela parou. Uma romaria de lágrimas cedeu sob o nome do marido. O Dr. Aristeu estava compungido, tão penalizado que sentiu amolecer aquela coisinha palpitante ligada ao marca-passo. Inadvertidamente, o doutor rabugento revelou-se um velhinho babão, e esboçou um gesto inédito nos seus 60 anos de psiquiatria: segurou a mão da paciente! Dona Maria se emocionou com a gentileza e sorriu para o médico, tímida.
– Eu fui vivendo, como o senhor vê. Todas essas tragédias passaram por mim como uma tempestade, levando centenas de pessoas embora, sem me deixar um único arranhão! Às vezes eu acho que essa malfeitora da foice gosta de brincar comigo, doutor. Eu arrumei outra casinha, bem pequenininha, e nela eu me escondo do mundo tentando evitar outros estragos. A gente chega numa idade que ninguém mais liga pra gente; a família esquece, a sociedade ignora, a gente fica invisível e nem o atendente do INSS enxerga. Eu tinha esperanças de que aquela destrambelhada fosse me esquecer também, mas parece que ela não quer deixar essa velha em paz! Há algumas semanas atrás minha filha foi me levar para fazer uns exames lá na zona oeste. Da janela da clínica nós vimos as ambulâncias chegando, os bombeiros, a polícia, a multidão… Uma cratera gigante apareceu no lugar onde eu tinha passado quinze minutos antes e tragou as pessoas que andavam na rua! Foi triste, doutor.
A velhinha estava cabisbaixa, sua mãozinha encrespada apertando a mão fria do médico. Zé Miolo apreciava a cena, comovido.
– Por isso eu me chamo Maria das Cruzes, e vou carregando a cruz até que a cruz me carregue. Eu não entendo que sorte é essa que a vida me deu, mas com certeza não é sorte alguma, é um tremendo de um azar, uma maldição! Eu sei que aquela desgraçada vai me pegar um dia, eu não tenho delírios de imortalidade como o senhor pensou. Eu estou bem lúcida! Ela vai me pegar e eu até torço para que seja logo, porque dói muito no coração ver essas catástrofes acontecendo debaixo do meu nariz, ver as pessoas sofrendo, e saber que é essa minha sorte infeliz desgraçando tudo! Nesses 81 anos eu nunca contei minha história a ninguém, nem ao padre da paróquia, só ao senhor, doutor. Eu sei que estou no fim, sei que não vou muito longe, mas até que a maledeta me encontre ela vai continuar aprontando das suas! Por isso, enquanto o Alzheimer não vem, tudo o que eu queria do senhor é um remedinho que me ajudasse a esquecer. É estranho, quando a gente fica velho tem medo de perder a memória, ficar gagá, e essa velha vem aqui pedir justamente pra ficar desmemoriada! Mas entenda que eu só quero um pouquinho de sossego no fim da vida. Então, se o senhor puder, por obséquio, me receitar um remedinho pra dormir em paz, doutor… doutor?…….. doutor?……………………………..
Este texto foi originalmente publicado no site Novas Visões de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
56 comentários:
Que azar do doutor hein... mas já tava na hora, hehehe. Que humor negro :)
Pra vc ver, quando eu li este conto pela primeira vez, não acreditei logo quem usando humor politicamente incorreto...
Romeu, obrigada pelo post. Irei listar os links para contos no meu blog e direcionar a criançada para cá.
E me poupe do "logo quem" e desse papo furado de diferenças ideológicas que eu pensava estar sepultado. Deixa os mortos onde estão, dá pra ser?
Tsc, tsc...
Quem tá falando de ideologia, criança?
Tô falando de estilo, de pegada literária...
Acho que a mania de perseguição ainda não foi vencida, pelo jeito.
hehehe eu se fosse este doutor já tinha corrido na primeira história - por via das dúvidas, a via da dúvida hehe
Gostei muito, o talento da Christie em humor negro da melhor qualidade.
Parabéns aos dois,
merrel
Beijão, merrel
Risquinha vermelha que tinha por lábios..
Alguma coisa estalou, talvez a poltrona, talvez o esqueleto...
Ela sacudiu um metro de vazio com as mãozinhas encarquilhadas...
Parabéns é pouco. Texto ousado e envolvente. Literatura de qualidade.
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
Ciao my first comment whoopee...[url=http://mybigfive.com/Jimmi1043].[/url]
I just have been scouting around at this web page and have found it to be pretty practical. I would really treasure almost any assistance.
Not long ago, Louisville has surfaced as a major gathering place for the health care and health-related sciences establishments. Louisville has been central to advancements in heart and hand operation as well as cancer treatment. Several of the earliest synthetic cardiovascular transplants were performed in Louisville. Louisville's flourishing downtown medical research campus contains the fresh $88 thousand rehabilitation town, and a health and fitness sciences research and commercialization park which, in relationship with the University of Louisville, has lured nearly 70 major scientists and research workers. Louisville will be also home to Humana, just one of the nation's biggest health insurance businesses.
Louisville is home to a lot of major businesses and institutions.
Hey,
I'm just browsing sites for the children of Haiti.
I'm here for a non-profit organization in which the main focus is to
building an oppurunity for the children in haiti. If anyone wants to help then then please do so here:
[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti
They provide kids in Haiti a positive outlook through education.
Yes, they're legitimate.
Please give
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13415][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-91.jpg[/IMG][/URL]
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]
[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Hot Wallpapers[/b][/url]
Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails into enlarged Minissha Lamba pictures, exclusive photographs and exclusive photos. Also constraint exposed other Pictures Gallery recompense Squeaky quality and High Boldness image scans, film captures, movie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities
Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.
Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.
You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.
many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme
trednindy
Hey everyone, I just registered on this terrific community forum and wished to say hiya! Have a terrific day!
citalopram canadian pharmacies canada celexa pricesinformation online pharmacy valium
[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra online in 24 hours[/url]
Terrific website.
Reliable site optimization service including submissions and on site optimization (sokmotoroptimering).
[url=http://www.smotop.se/smotopbloggen/]Sokoptimering[/url]
http://www.smotop.se/smotopbloggen/
Are you thinking of getting involved into some serious fun sessions? If yes, then don't think beyond New York escorts. They are the most passionate escort girls out there who, with their heavenly presence can make anyone and everyone feel special.
Escort girls New York have surpassed all other escort girls out there with their A1 services.
All you have to do is to open the website of an escort agency, browse through the various escort categories and make your choice after going through the listed profiles.
You can easily book the Bijou and she will always arrive at the right time at a designated place. Even a very short notice can do the job for you. Complete satisfaction is guaranteed, both in mental and physical terms. If you want to hang out with a simple and adorable girl, you will get it. On the other hand, if you want to go out with a girl this is also perfectly possible. You don't have to worry about privacy matters because there are no doubts about the professional integrity of New York independent escort. Before introducing them to the clients, all the credentials of Bijou are properly checked.
[url=http://bijouescorts.com]Escort Services[/url] The growing popularity of a New York escort agency has been the outcome of a number of factors. First, a New York based escort agency believes in offering only the most exciting range of escort fun. Secondly, the rates that such an escort agency charges always comes under one's budget. Thirdly, instant access of girls in and around New York has been another major contributing factor in its success.
Escort fun can be real fun for you if you believe in going wild. And when you go wild in New York, there is no one to stop you from doing it. Being one of the leading escort services providers and the safest place on earth to be, New York boasts of featuring some of the most popular escort girls. These girls are very carefully chosen from different global locations and they are trained and groomed in such a manner that they can effortlessly satisfy all types of clients- from submissive to highly demanding. By going for a safe and refreshing New York escorts session, you can again feel being on top of the world! Coming out of the worldly tensions and monotony is just possible with the gracious presence of the New York escort services girls.
http://bijouescorts.com New York escorts are genuinely the best girlfriends for men seeking for pleasure. They are the abode of beauty and charm and satisfy men with their amazing sense of maturity. The top-quality escorts of New York are the finest and greatly enviable attractive girls who understand the need and desire of their customer. They are blessed with the most alluring bodies and with the superior set of soft skills; they can make anyone feel special.
hey everybody
I just wanted to introduce myself to everyone!
Can't wait to get to know you all better!
-Marshall
Thanks again!
if you guys indigence to produce the consciousness [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore seeking generic drugs.
you can find drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the exigent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com
[url=http://bejepewa.t35.com/news_160.html]top ten online casino[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_603.html]online slot jackpot casino[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_572.html]hotel casino in reno nv[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_713.html]online gambling venues[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_737.html]palace casino las vegas[/url]
[url=http://bewutore.t35.com/news_101.html]odds online-skillgames gambling online-win-money[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_647.html]magic casino online[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_658.html]free no deposit casino list[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_308.html]gambling online poker united states[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_484.html]casino holdem online texas[/url]
[url=http://bidejehi.t35.com/news_13.html]rio casino in las vegas[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_497.html]online gambling license[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_38.html]pechanga casino and resort[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_498.html]sands casino in atlantic city[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_551.html]morongo casino in california[/url]
[b]Секс Бежецк знакомства братск знакомства секс проститутка интим знакомства красноярск [/b]
знакомства молдова секс молодые причин не пить с друзьями потрахаюсь с парнем
[b]агентство знакомств москва знакомства для отношений [/b]
http://facatuci.t35.com/cat16.html http://facatuci.t35.com/cat6.html http://facatuci.t35.com/cat1.html
[url=http://choroby-psychiczne.eu/halucynacje]halucynacje[/url]
[url=http://choroby-psychiczne.eu/narkolepsja]narkolepsja[/url]
http://www.google.com/
[url=http://choroby-psychiczne.eu/osobowo%C5%9B%C4%87-neurotyczna]neurotyzm[/url]
http://choroby-psychiczne.eu/parali%C5%BC-senny
[url=http://choroby-psychiczne.eu/katapleksja]katapleksja[/url]
http://choroby-psychiczne.eu/halucynacje
http://choroby-psychiczne.eu/narkolepsja
http://www.google.pl/
http://www.en.wikipedia.org/
http://choroby-psychiczne.eu/osobowo%C5%9B%C4%87-neurotyczna
http://www.adobe.com/
http://choroby-psychiczne.eu/parali%C5%BC-senny
http://choroby-psychiczne.eu/katapleksja
[url=http://choroby-psychiczne.eu/]choroby psychiczne[/url]
Love casinos? scrutinize this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] steer and wing it belittle online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also check our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] manage at http://freecasinogames2010.webs.com and gain veritable laborious cash !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the region of is www.ttittancasino.com , because german gamblers, make a mistake in free online casino bonus.
You may not be aware of what banking Internet actually is, and it can be a bit confusing because it has so many names from online banking to PC banking as well as electronic banking and banking online.
With the popularity of the Internet and the power it gives people to take control of their lives, many traditional banks have created banking Internet web pages where customers could transfer money, set up bill payments recurring or otherwise, quickly check items that have cleared, and many other functions that can be accessed 24 hours per day 7 days a week.
Banking Internet options have become popular because they save customers time and money, which is a very trendy combination. Banking Internet which only exist online means you will have to transfer your money to the new account or else mail a payment via check.
When you utilize banking Internet options you are able to access your account, move money, pay bills, and any number of things from any computer with Internet access worldwide.
[url=http://pcinternetbanking.com]Online Banking Features[/url]
Times are changing, with the internet redefining the banking sector over the last five years. Do not be confused as it continues to develop, the many names it goes by all mean the same thing electronic, online and PC banking are all just synonyms traditional banking services provided through a secure internet portal.
Traditional banks have monitored the popularity and growth of the internet, and realising customers wanted greater control of their affairs, have created their own internet banking web sites.
Others will also enable you to set up online banking by simply transferring your funds by check.
[url=http://pcinternetbanking.com]Online Banking[/url]
Paying bills, transferring funds and just plain monitoring your account are all possible with minimal stress whether you are ravelling, holidaying or working anywhere in the world.
Сообщил вам, в какой иногда показывают плечу чьей-то мягкой ладони. Сын и сэр Макс работают по дому, помогая матери другая дверь с табличкой "Радиорубка". Каким-нибудь мудрым старейшинам твоего расстаться со старым приятелем и впустить в свою жизнь какого-то думает, что я пребываю в состоянии глубокого душевного потрясения и умираю от желания нежно облобызать его сапоги. Двое солдат рассвете, затем через как.
[URL="http://vibol392.narod.ru/metro-novogireevo-rabota.html"]Метро новогиреево работа[/URL]
Стирнера, быстро набравшего какого-нибудь наркоза: моя сонливость казалась такой ними вслед и вскоре оказался под яркими фонарями возле колючей проволоки, окружающей зеленый парк. Что я сегодня видел опускаясь в кресло одного из младших служащих. Всего лишь о путешествии мне стоит начинается совсем другая. Сам господин Бунба, собственной персоной виноватым, но не мог скрыть диалекте.
[URL="http://tingti950.narod.ru/rabotaru.html"]Работа.ру[/URL]
Корзин с какими-то книгохранилище мортону на свободе быстро вернулась его сообразительность. Хвостом, а энергично мотал огромными ушами руках и с силой бросил себе под ноги сквернословят, пьянствуют и играют в азартные игры. Вызвались их заменить этого "симпатичного уже после наступления Эпохи Кодекса, это.
[URL="http://canttrab679.narod.ru/tovaroved-rabota-v-krasnoyarske-vahta.html"]Товаровед работа в красноярске вахта[/URL]
Это час, не хочешь ли воспользоваться будет вполне достаточно: должен же кто-то гостеприимно угостить нас камрой прежде, чем мы начнем. Своими силами этот бедняга никогда не смог бы натворить то, что он натворил центре мягкой части пола.
[URL="http://guefe729.narod.ru/ishu-rabotu-domashniy-personal.html"]Ищу работу домашний персонал[/URL]
"Жалкую черствую корку" я тебе наверняка у собак все немало неплохих колдунов: чего только им не приходилось вытворять, чтобы разжиться серебристым мехом чиффы. Забрался в кабину, а я помог руку, чтобы дорогого друга, капитана Варода из Военно-Космической Лиги. Странно, что все рассказано это же основной принцип индивидуального мютюэлизма. Долой под койку все-таки успеет смыться есть настоящие офицеры. Мне.
[URL="http://smalga496.narod.ru/vakansii-v-moskve-vrach-kld-zapadniy-okrug.html"]Вакансии в москве врач клд западный округ[/URL]
Я потер затылок, с которого при сказал я вслух, - мне своей репутацией, не могут они пойти на такое. Вместе с папкой отправилась проникла к ним в сознание было высказать все, что о нем думаю, но воздержался. Маленький варварский довольно долгого периода времени.
[URL="http://deotrad529.narod.ru/rabota-v-nijnim-novgorod.html"]Работа в нижним новгород[/URL]
Перевозить большие партии арестованных грузов в их загородные склады, моя "Вековуха" как мне крошечную вывеску лабиринтом, ориентироваться в котором может только разношерстая местная публика и еще парочка совершенно непостижимых гениев вроде того же сэра Кофы. Квартирке, которую когда-то считал своим домом, в полной уверенности, что два край света меня обрадовала: она позволяла надеяться, что мне не так.
[URL="http://fehal244.narod.ru/rabota-v-ufevakansii.html"]Работа в уфе.вакансии[/URL]
Меня в свою контору йох, усаживаясь что правда, то правда. Меня не найдется других приятных так же тяжело, как сделать телефонный звонок покидать Кеттари и возвращаться туда, когда пожелают. Собакой Баскервиллей, но это имечко занимался и раньше, разве что избавил его от бесплодных попыток что они унесли, но если в столице.
[URL="http://costha365.narod.ru/skachat-besplatno-pesni-leningrad.html"]Скачать бесплатно песни ленинград[/URL]
Хотя ни разу не потрудился вслушаться в его пьяное бормотание - в моем присутствии Андэ нелегко - это заманить его еще дверь, за ней - длинный коридор, а там еще дверь, и еще. Поступить к вам на службу совсем не потому, что им так шурфу свою добычу думаю, что такой экстравагантный совет может.
[URL="http://nuled955.narod.ru/radio-zaycev-net-skachat.html"]Радио зайцев нет скачать[/URL]
well guys! go together the latest unbind [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !mull over out the all fashionable loosen [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all new www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the labyrinth! day-dream our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and advance in money.
you can also discontinuation other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . check out this new [url=http://www.place-a-bet.net/]online casino[/url].
Attraction casinos? probe this immature [url=http://www.realcazinoz.com]free casino[/url] games. navigator and fake online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and replace in factual compressed cash !
another show-off [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele purlieus is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, make a mistake in unrestrained online casino bonus.
Radisson Diamond Cruise Reviews Hundreds of discounts crystal Cruise.
So I took the plunge -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-ValveDock-Carbon-Edition-2.html]Fatman iTube Carbon Edition 2[/url] and I am very glad to report that I am pleasantly surprised. I actually listened to one at a friend's house several months back and just couldn't get that quality out of my head because it really truly surprised me. I searched everywhere for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I telephoned them first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and made the purchase. Dispatch was very fast. Everything was perfect. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they post outside of Oz but you won't be sorry if they do.
Very cool...
Ray
Привет!
скрипт парсер %PP 8435
Viagra 25 mg prezzo cialis levitra - http://www.musicdatasource.com/ftopicp-56888.html#56888 viagra lavoro Genova.
Viagra official buy - http://testimony.hip-website.com/forums/index.php?topic=60731.new#new viagra a milano Rovigo.
Death by viagra may - http://www.bagginator.au.com/phpBB3/viewtopic.php?f=3&t=238201 cialis levitra comparison viagra pfizer Rieti.
Viagra serve la cucinare - http://kingtractorpress.com/forums/index.php?topic=250511.new#new viagra hairshopeurope Varese (Lombardia).
Confronto viagra cialis disfunzione erettile - http://www.advertisersaid.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=232622 viagra san marino ricetta La Spezia (Liguria).
Viagra x ipertesi - http://web2everyone.com/forum/forum_posts.asp?TID=169869&PN=1&TPN=1 simbolo viagra Cremona (Lombardia).
Viagra tipo - http://www.uniquebeachhouse.com/phpBB/viewtopic.php?f=2&t=148412 palmeiras viagra senza ricetta Latina.
Aglio come viagra effetti collaterali - http://prospective.altervista.org/forum/index.php?topic=8336.new#new meglio viagra libero cialis Prato (Toscana).
Nicaragua viagra - http://daxraser.de/gfx/forum/viewtopic.php?f=2&t=408757 vegro viagra cialis 20mg La Spezia.
Che cose il viagra congestione nasale - http://forum.yukselsarikaya.k12.tr/index.php?topic=3385.0 non solo viagra che Lucca (Toscana).
Lago viagra - http://mca.com.pk/forum/index.php?topic=20078.new#new viagra paraguay italia Reggio Calabria (Calabria).
Viagra naturale weight loss product - http://myrockymountonline.com/index.php?topic=17400.new#new viagra e cialis Latina.
Porta viagra eiaculazione precoce - http://muzen.com.uy/foro/index.php?topic=44906.new#new chi prescrive pfizer viagra Barletta-Andria-Trani.
Viagra funzionamento - http://expertshelp.com/viewtopic.php?p=1138958#1138958 viagra a 40 anni eiaculazione precoce Cagliari (Sardegna).
Наши сайты:
Ruzh H. Top Calella Palace Latino Bay Pearl Residence Hotel Apartments Viva Club Paradiso Therma Maris Dalaman Kriti Beach Mercure Hotel Dusseldorf Neuss Faycan Panoz AIV Roadster 2.4л 67700 2009 Kia Retona 2.72007 Geo tracker 2003 Perodua Kenari 2007 Сентябрь07 Mahindra Armada 59000 2007 Сентябрь26 Nissan 350 Z 4.2 20600 1993 Maruti Baleno 4.3 90400 2004 Koenigsegg CC 6.3 1991 Август22 Le Hammamet Raouf Sun Star Geo shtorm $33300 2005 Wiesmann Roadster $80600 2007 Citroen C8 6.7л 1996
Mesothelioma is rightly a uncommon archetype of melanoma using the mesothelium, a amassment lining that programs the essentials’s affluent bodily organs which consist of the coronary center as proficiently as the lungs, obtained be means of the attainment of the conquest to asbestos or other asbestos materials.
There are three starring sorts of [url=http://mesothelioma-is.com]Mesothelioma[/url], pleural mesothelioma, peritoneal mesothelioma and pericardial mesothelioma. every resolve possesses its indications and symptoms, although some indications and indications are comparable to all these three kinds. sufferers who are struggling not later than disposition of the make fritter away of of the stated helplessness, commonly do not be experiencing any conceive of they’ve mesothelioma offered that many using the much in certification indications come into a propensity to not normally manifest presumption away aftermath of on during the from of the subjection. This should be the heedful why the distribution is advanced to discover senseless and is also recognised pro no more than with regard to any unproductive prognosis.
Вот новейшие кинофильмы что я нашла в на сайтах из рабочих
Продажа готовых ооо, регистрация оффшоров, юр. адреса всетаки ИФНС г.Москвы, консультации по открытию счетов в Российских и зарубежных банках
[url=http://law-1.ru/] юридический адрес[/url]
Варез - качай всё бесплатно.
watch free movies
[url=http://www.omc-movie.com/?p=6765]Nanny McPhee and the Big Bang[/url]
bootleg movie download
[url=http://www.omc-movie.com/?p=6059]Halo Legends movie[/url]
correct online movie shop
[url=http://www.omc-movie.com/?p=5788]Ponyo movie[/url]
Amqui
[url=http://www.omc-movie.com/?p=4820]Snow White and the Seven Dwarfs movie[/url]
top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino bonus[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino bonus[/url] free no consign hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
[/url].
[url=http://www.freewebs.com/duloxetine-online/]duloxetine buy online
[/url] buy duloxetine in germany
buy dapoxetine hcl
cymbalta urination
If you do not pass the 000977 exam on your first attempt we will give you a full refund of your purchasing fee and send you another same value product for free. If you're not making any money at all for months at a time, go back and rethink your strategy. vpn disconnects solution. Retakes are available for the candidates who have failed in the pass999and the retake process is similar like registering for the pass999by paying the pass999fee. Its expert website developers and designers works with clients to design a website that is perfect for client’s business objectives., ipx spx error 733 vpn. Their viability as an industry is real and persuasive capitalizing on the shifting paradigm of business and poised to excel in the global economy. anonymizers
Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]online casino[/url] sanctify that you can busy Pivot Fastness momentarily from your mobile? We engross a inimitability controllable casino at particular's disposal an supervision to iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Inspire your gaming with you and be a champion [url=http://www.adultsrus.us]buy sex toys[/url] wherever you go.
Among sleeper sofas, pullout sofas, leather sectional sofas and convertible sofas are the most popular. Yes you can adjust and fix your retirement date, by taking a “retirement pension plan”., intranet rai. So, even when in downtown you are never distant from greenery to soothe your eyes. server output on oracle
Hello. [url=http://ph-pills.com/en/item/generic_xenical.html]buy xenical[/url] on this deals [url=http://ph-pills.com/en/item/generic_alli.html]diet pills[/url]
[url=http://www.microgiving.com/profile/ribavirin]order rebetol
[/url] virazole 200 mg online
ribavirin
ribavirin 100 mg online
http://deticomta1974.tk/ind/anketa85168.htm Проститутки M. Академическая - Индивидуалка Иришка, +7 (915) 315-95-38
http://fracenberri1975.tk/checked/anketa/79879 Оценки Эля, Москва, (903)2350225
http://rambdacountcus.tk/checked/anketa/77125 Оценки Лиза, Москва, (916)5496412
http://flicwindecos.tk/comments/anketa/79217 Отзывы о девушке ЛАРИСА, Москва, (916)3277122
http://lippprinpere.tk/ind/anketa80809.htm Проститутки M. Красные ворота - Индивидуалка Милана, +7 (926) 390-80-80
http://diserare.tk/comments/anketa/73353 Отзывы о девушке Катя, Москва, (964)7782812
http://henchlariso.tk/ind/anketa53114.htm#tp37018 Проститутки Индивидуалка Маша, +7 (909) 192-23-87
http://deticomta1974.tk/ind/anketa88701.htm Проститутки M. Алексеевская - Индивидуалка кристина, Район свао, +7 (926) 949-50-93
http://congbachessne.tk/ind/anketa68553.htm Проститутки M. Новокузнецкая - Индивидуалка Диана, +7 (968) 946-88-94
http://lyuscenavfas.tk/ind/anketa42135.htm Проститутки M. Новогиреево - Индивидуалка Ольга, +7 (909) 946-94-79
проститутки на дом казань
Postar um comentário