3.6.09

Um ano conspirando

No dia 29 passado foi o primeiro aniversário deste blog. Como eu estava em viagem, não pude comemorar por aqui. Mas não poderia deixar a data passar sem uma lembrança, certo?

Então, que seja a oportunidade de publicar um conto novo meu, mesmo que não seja diretamente ligado ao universo ficcional que dá nome a este blog. Na verdade, é uma chance de promover uma conexão com meu outro blog, o que utilizei para me ajudar a planejar uma noveleta steampunk - para uma coletânea ainda a ser publicada - chamada Cidade Phantástica.

O conto abaixo foi originalmente escrito para participar de uma competição promovida por Tom Banwell, um artista plástico californiano especializado em objetos inspirados em períodos vitorianos alternativos e dono deste blog. O objetivo de Banwell era escolher um texto que apresentasse uma de suas obras, um capacete de exploração subterrânea, algo inspirado em Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne.

Como Verne é uma das maiores influências de minha já citada noveleta, não pude resistir à tentação de enviar um conto para a competição. Ao todo, o californiano recebeu oito colaborações, vindas de cinco países: além do Brasil, foram enviados textos do Reino Unido, Cingapura, Canadá e Estados Unidos. O escolhido foi Terry Sofian de St. Louis, Missouri, com um belo texto que acaba de ser publicado no blog de Banwell.

O promotor do concurso avisa que logo vai postar os demais sete textos. Será uma oportunidade de ler a versão em inglês do conto aqui debaixo, uma tradução feita por minha querida amiga Ludimila Hashimoto (tenho uma coisa em comum com Alan Moore agora, fora a barba e o cabelo compridos: ambos tivemos a honra de termos textos retrabalhados por essa competentíssima nipo-carioca-paulistana). Meus agradecimentos a ela, a Tom Banwell e os parabéns ao Terry Sofian.



Segue uma breve lista de referências do conto "Amazônia Underground".

Percy Harrison Fawcett
(1867 – 1925) foi o militar e explorador inglês que inspirou a criação de Indiana Jones e do livro Lost world, de 1912. Ele desapareceu em sua última expedição à Amazônia.

Torres é um personagem criado por Jules Verne (1828 – 1905) para o livro La Jangada - huit cents lieues sur l'Amazone, publicado em 1880, mas ambientado em 1852.

J. Neil Gibson é um personagem criado por Arthur Conan Doyle (1859 – 1930) para o conto “The problem of Thor Bridge”, de 1922, mas que se passa em 1900.

Wold Newton é o nome de uma cidade real da Inglaterra onde de fato caiu um meteoro em 1795. O acontecimento foi usado pelo escritor americano Philip José Farmer (1918 – 2009) para escrever suas biografias fictícias Tarzan alive, de 1972, e Doc Savage – His apocalyptic life, do ano seguinte.

João Fumaça é um personagem meu criado este ano em uma noveleta escrita este ano para uma antologia steampunk brasileira mas que se passa no ano de 1866, aproximadamente.

No mais, feliz aniversário para os Terroristas da Conspiração.

Nenhum comentário:

Ibope