22.6.09

Inspirações visuais 2

Por Henri Montaut

Aqui, outra bela ilustração do artista, entre as 43 que produziu para o livro de seu conterrâneo. Neste quadro, colorizado mais tarde, Montaut deu forma aos responsáveis pelo projeto que levou o homem da Terra à Lua.

Esta é a imagem que abre o livro. Nela vemos alguns dos membros do fictício Gun Club de Baltimore, uma organização que reunia os maiores engenheiros bélicos dos Estados Unidos, um grupo que sob a presidência de Impey Barbicane pôs seu conhecimento em prol de uma causa pacífica.



Em uma sala toda decorada com armas nas paredes, podemos ver de pé o Coronel Blomsberry, um militar que perdeu ambas as mãos na Guerra Civil e que tenta convencer os demais a levar a experoência em balística dos americanos para as guerras da Europa; sentados, vemos Tom Hunter, carbonizando suas pernas de pau no calor da lareira; de costas para nós, o veterano Bilsby, que perdeu os dentes servindo ao general Sherman; e com seu gancho de ferro no lugar da mão, o secretário J.T. Maston, fiel escudeiro do presidente Barbicane.

Nenhum comentário:

Ibope