15.7.09

FC na academia

No final do ano passado, escrevi uma resenha para o zine de cybercultura Overclock - republicada em meu outro blog e no Overmundo - constatando que, apesar de ainda não ter conquistado crítica & público, a ficção científica no Brasil começava a encontrar espaço no meio acadêmico. A resenha em questão era do livro de ensaios Volta ao mundo da ficção científica organizado pelos pesquisadores Edgar Nolasco e Rodolfo Londero (este último colaborador do blog com dois contos publicados, este e este, e um terceiro já encaminhado que será postado em breve), obra que me autorizava a chegar a tal conclusão. Pois agora, a dupla e a universidade em que eles lecionam - a Federal do Mato Grosso do Sul - voltam a me dar provas de que esta é mesmo uma vereda aberta para o gênero literário mais presente por aqui.

O Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) daquela universidade elaborou um projeto chamado e-ficciones para, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de FC, ampliar seu espaço no meio acadêmico e fortalecer a atuação do próprio núcleo. A ideia é publicar e-books que estarão disponíveis para download gratuito no blog do NECC. Logo abaixo, algumas informações:

Poderão participar do projeto alunos de cursos de graduação e pós-graduação, além de professores, pesquisadores e escritores de ficção científica.

Os contos produzidos devem se enquadrar no gênero, podendo o autor se valer de qualquer ícone pertencente ao mundo da ficção científica. Porém, em todos os contos deve constar como pano de fundo um dos espaços regionais escolhidos como temática para a publicação deste primeiro e-book do NECC – e-ficciones: o Pantanal e a Amazônia.


Para mais detalhes, é só visitar o blog específico do projeto que contem o regulamento em português, inglês e espanhol.

Nenhum comentário:

Ibope