11.8.08

Espaço novo para a ficção científica

No site Overmundo está em votação uma resenha que fiz para um interessante projeto ligado à ficção científica. Trata-se de uma revista, de alta qualidade, reunindo escritores habituados a trabalhar com o gênero e outros que são estreantes no ramo da literatura de especulação. Cito um trecho do texto:



Na edição de lançamento, a revista recebeu o nome de Portal Solaris, em referência à obra-prima de Stanislaw Lem. Ao longo dos próximos três anos, a cada semestre, um novo Portal deve ser lançado, sempre com a mesma intenção de homenagear grandes ícones da ficção científica; pela ordem, são eles Neuromancer, Stalker, Fundação, 2001 e Fahrenheit. A idéia por trás desta lista de títulos é simples, mas pode dar um bom resultado: o projeto pretende despertar o desejo por FC de qualidade em novos leitores, criando uma demanda para ser satisfeita em uma fase posterior. Neste primeiro momento, os autores reunidos se divididem em cotas para bancar a publicação, cuja tiragem reduzida é distribuída entre alguns formadores de opinião por todo o Brasil. Somente após consolidar o conceito, ao longo das seis edições anunciadas, é que os responsáveis pretendem transferir o Portal para uma editora, incubida da impressão e distribuição, passando assim a remunerar seus colaboradores com os direitos autorais.





O texto vai ficar em votação aqui até alcançar 70 pontos e ser definitivamente incorporado ao overblog. Conto com a leitura e o voto de todos. Independentemente do resultado, mais tarde publicarei o texto no blog irmão deste, depositário de resenhas e de entrevistas, o Ponto de Convergência. Aqui ao lado, você pode conferir a bela capa da edição de lançamento do projeto Portal, coordenado pelo escritor e ensaísta Nelson de Oliveira.

Nenhum comentário:

Ibope