12.5.09

Liberdade ameaçada

Uma das melhores coisas da Internet é perceber que não estamos sozinhos com nossas manias, sempre podemos encontrar na rede vestígios de alguém que compartilha conosco algum hábito estranho. É o meu caso e o de um cara chamado Gerry Canavan. Tenho em comum com o sujeito uma enorme curiosidade desde que vi a cena abaixo pela primeira vez:



A imagem é tão incônica que nem preciso dizer que ela é o clímax da adaptação original, de 1968, de O planeta dos macacos, certo? Mas é também uma excelente representação de uma tendência do cinema para escolher a Estátua da Liberdade como protagonista em cenas que resumem o roteiro de algum evento catastrófico mostrado no filme. É assim que o monumento aparece submerso no cartaz de O dia depois de amanhã ou decapitado no de Cloverfield, por exemplo.

E é essa a mania que eu compartilho com o tal Canavan, relembrar todas essas catástrofes que já ocorreram com o símbolo de Nova Iorque. Só que o gringo é muito mais organizado e meticuloso que eu e compilou no blog dele uma preciosa coleção de imagens destes acontecimentos. O melhor é que ele não se restringiu apenas ao cinema: no acervo do cara estão diversas outras mídias em que Lady Liberty se deu mal, como em capas de discos, video games, revistas de Ficção Científica, animações, publicidade, quadrinhos e uma infinidade de outros exemplos.

Graças ao cara, e às dicas que ele recebeu pelos comentários do blog, dá para perceber que os antecedentes são muito mais antigos que eu poderia pensar. A destruição da estátua está no imaginário popular há muito tempo. Veja o caso deste pôster da época da Primeira Guerra Mundial:



Ou, melhor ainda, desta ilustração publicada pela revista Life para um artigo com o título "The Next Morning" de fevereiro de 1887:



A lista do cara é ótima. De memória eu só teria a acrescentar alguns exemplos a mais dos quadrinhos. Lembro o quanto a estátua sofreu em algumas edições da maxissérie Crise nas Infinitas Terras, da metade dos anos 80, pelas mãos de Marv Wolfman e Gerorge Pérez; assim como, no final daquela década, escombros do monumento serviram de esconderijo para uma gangue na minissérie Slash - O guerreiro do apocalipse , de Doug Moench e Paul Gulacy. Mais recentemente, em outra minissérie da DC, Reino do Amanhã, Mark Waid e Alex Ross retrataram aquele símbolo com um rombo no lado esquerdo do peito, para demonstrar uma insatisfação com os rumos políticos que vinham sendo tomados no país deles. O protesto ficou ainda mais evidente nesta outra pintura de Alex Ross:



Só pra terminar. Uma mania paralela minha também tem a ver com aquela primeira imagem deste post. Desde que o episódio "É o fim do mundo", da saudosa série Armação Ilimitada, fez uma citação ao filme e substituiu a estátua original pelo Cristo Redentor, que eu tento imaginar outras situações catastróficas com o habitante mais famoso do Corcovado. Não é por acaso que, no conto "Apagão no tempo", pensei numa Estátua da Igualdade no lugar do cartão postal carioca em uma versão stalinista do Rio de Janeiro (aliás, Prestesgrado, capital da União das Repúblicas Socialistas das Américas). Da mesma forma, em uma certa noveleta steampunk, também há uma "homenagem" do tipo.

3 comentários:

Giseli Ramos disse...

Eu gosto desse pessoal com gostos inusitados, porque a gente acaba se divertindo =)
Meu, cê fez propaganda enganosa aí... quando li o título, achei que era alguma coisa relacionada à liberdade de informação ser ameaçada rs. Acho que tô meio paranoica... vai saber =P

Romeu Martins disse...

Num blog chamado "Terroristas da Conspiração" paranoia faz parte do cardápio ;-)

cade-1976 disse...

Matéria muito boa,aquela imagem da Armação Ilimitada eu vi quando criança e me marcou muito,a vi inclusive antes da original(ou seja do filme "Planeta do Macacos")e ficou na minha memória até hoje,valeu e bom saber que marcou outras pessoas!!!!

Ibope