Em junho, estará disponível o primeiro capítulo de Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo. A série será publicada de forma sequencial, em doze capítulos (contendo, em média, de doze a dezesseis páginas cada), que poderão ser baixados aqui no blog do projeto.
Um recurso que será utilizado em Promessas (…) é, no início de cada capítulo, apresentar uma breve descrição-sinopse antecipando fatos que acontecerão no mesmo:
Capítulo 1: No qual Jolly Roger foge de seu esconderijo
O recurso foi utilizado por Bertold Brecht (e, mais tarde, por Lars Von Trier na trilogia iniciada com Dogville), com a proposta de gerar distanciamento. Aqui, o objetivo é funcionar como spoilers (palavra inglesa que vem do verbo “to spoil”, estragar e pode ser traduzida como “estraga-prazeres”), questionando a própria estrutura tradicional dos quadrinhos em série convencionais, nos quais a expectativa pelo “continuará…”, ou seja, o quê acontecerá na história acaba, muitas vezes, tendo mais importância do que seu conteúdo ou a forma como este é transmitido. A expectativa “por-saber-o-que-vai-acontecer” gera uma estranha cultura no meio, no qual a grande maioria de resenhas e notícias em sites sobre quadrinhos acaba sempre lidando exatamente com “spoilers”, em vez de desenvoler um jornalismo cultural que através da crítica contribua para o desenvolvimento, como acontece (às vezes) em outras áreas.
A imagem do post serve como divulgação do projeto e se você quiser passá-la adiante, publicar em seu blog, mandar pros amigos por e-mail, recebe meus agradecimentos desde já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário