4.3.09

Sobre o Sherlock

O texto abaixo é o primeiro de um autor estrangeiro que eu publico neste blog. O motivo para isso, além da qualidade da história narrada por Conan Doyle, é que "A ponte de Thor" é muito importante para o contexto de uma noveleta que escrevi recentemente e sobre a qual tenho mantido um blog paralelo a este, o Cidade Phantástica.

Vale lembrar ainda, que esta aventura canônica de Sherlock Holmes tem uma ressonância muito grande com um outro conto do personagem, não-oficial, que foi publicado no Brasil pela versão nacional da Isaac Asimov Magazine (a edição número 18, para ser exato). Originalmente impresso na revista Analog de janeiro de 1990, "O caso do ácido carbônico" (ou "The carbon papers"), foi escrito pelo inglês John Gribbin, e na solução daquela aventura, o detetive mais famoso do mundo utilizou um método dedutivo bastante semelhante ao empregado no caso abaixo, no qual ele investiga a morte de uma cidadã brasileira, Maria Pinto, nascida em Manaus e casada com um multimilionário americano, J. Neil Gibson.

2 comentários:

Giseli Ramos disse...

Preguiça de ler o conto embaixo... mas vou ver se separo para ler um desses dias.
E ei, layout novo? Ficou legal! :)

Romeu Martins disse...

É gandinho, né? Mas é bom, postei só por uma questão de... "contexto", hehe.

E o visual é um dos pré-customizados do blogger, mas também achei legal. Tá pra deixar um pouco mais organizada a casa ;-)

Ibope